segunda-feira, 7 de julho de 2008

Redação 2 - Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

.`'´. A inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação dedicada a induzir e ou simular a capacidade humana de resolver problemas.
.`'´. O desenvolvimento de IA se teve logo após a Segunda Guerra Mundial. Apesar de, o sistema de IA já ter sido muito visto e interessado pela humanidade, tendo registros de até mesmo "Frankenstein", o qual demonstrava sentimento, relação com a IA.
.`'´. Recentemente, com o "computador moderno" é que a IA vem se desenvolvendo, e vem sendo tratada com ciência integral, como solução de problemas (problemáticos), ou metodologia própria. Como exemplo temos os programas de xadrez, redes neurais artificiais (cérebro artificial) entre outros.
.`'´. A IA teve como primeiro objetivo reproduzir o pensamento humano, a criatividade e o auto aperfeiçoamento (constante aprender). Apesar de não ser realmente definida, a IA sempre gira e torno de uma noção (o homem), com muitos significados literais.
.`'´. Os primeiros anos da IA foram repletos de sucesso, apesar de por muitas pessoas, o computador ser visto apenas como uma ferramenta para cálculo, seria espantoso pensar que ele poderia fazer algo inteligente. O sucesso inicial veio com o Geral Problem Solver ou GPS, que tinha o intuito de imitar os protocolos humanos de resolução de problemas, sendo então o primeiro a abordar o "pensar de forma humana" (IA).
.`'´. O Sistema de IA teve suas primeiras contribuições com e por muitas áreas, como, por exemplo, os filósofos que assemelhavam a mente como uma máquina, que escolhem o que deve ser usado de acordo com o que deve ser executado. Os matemáticos Contribuíram com sua capacidade logística e probabilística, assim como os economistas, engenheiros e psicólogos, com seus respectivos auxílios à IA.
.`'´. Sendo a IA ligada a psicologia um campo para representar na máquina o raciocínio, e com essas contribuições, tiveram muitos alcances como Rede neural, criada para representar o funcionamento e processamento do cérebro e os neurônios, que enviam estímulos elétricos em uma rede com um número imenso de unidades conectivas. Podemos destacar também o estudo das áreas moleculares, que na tentativa de construção de máquinas com inteligência Artificial como a robótica, que cada vez mais procura alojar vida e inteligência artificial em máquinas.
.`'´. Nos últimos anos, a revolução na IA demonstra que é mais comum fundamentar as informações sobre outras já existentes e aplicá-las evidenciando-as e não com aplicações em simples brinquedos.
.`'´. O uso de IA vem somando novos ganhos em performance e vem para proporcionar, desenvolver e expandir nossos sentidos e habilidades intelectuais. Já que a inteligência artificial está cada vez mais presente por nosso cotidiano.

Nenhum comentário: